Bibiana Steinhaus, que em 2017 se tornou a primeira árbitra a ficar à frente de um jogo de um grande campeonato europeu, informou que vai se aposentar nesta quarta-feira após comandar a final da Supercopa da Alemanha, entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund).

“Como muitas pessoas neste período do coronavírus, refleti muito e reconsiderei algumas coisas”, disse Steinhaus em nota publicada no site da Federação Alemã de Futebol (DFB).

“Quero que o foco seja exclusivamente o jogo” da Supercopa da Alemanha, acrescentou.

Com esta declaração, ela repetiu o que disse quando estreou na primeira divisão alemã em setembro de 2017, na partida entre Hertha Berlin e Werder Bremen (1-1), quando seu caso havia atraiu a atenção da imprensa de todo o mundo.

“O futebol alemão não terá apenas que dizer adeus a uma grande árbitra, mas também a uma pessoa incomum e pioneira no meio masculino”, declarou o presidente da DFB, Fritz Beller.

Steinhaus, agora com 41 anos, sempre defendeu que seu trabalho na elite da Bundesliga era por seus próprios méritos e “não por ser mulher”.

No futebol feminino, Bibiana Steinhaus teve a honra de arbitrar as três finais de maior prestígio: Jogos Olímpicos (2012), Copa do Mundo (2011) e Liga dos Campeões da Europa (2017).

No futebol masculino, passou dez anos na segunda divisão alemã, antes de ir para a elite em 2017.

cpb/dr/psr/lca