Primavera e Noroeste fazem confronto direto por permanência no Paulistão

Primavera e Noroeste entram em campo na última rodada da primeira fase do Paulistão com o mesmo objetivo: confirmar a permanência na elite. Neste domingo, às 20h30, eles se enfrentam no Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba (SP), precisando de uma vitória para não depender de um tropeço do Velo Clube diante do Santos, na Vila Belmiro.

Caçula do Paulistão, o Primavera aparece na 13ª colocação com sete pontos, mesmo número do Noroeste, em 14º. O time de Indaiatuba leva a melhor por ter uma vitória a mais (2 a 1), mas não chega em bom momento. Isso porque vem de derrotas para Portuguesa e São Paulo, ambas por 2 a 1. Jogando em casa em sua primeira participação na elite, soma uma vitória e duas derrotas.

Se vencer, o Primavera escapa do rebaixamento. Se empatar, pode ser igualado pelo Velo Clube, mas ainda teria boa vantagem no saldo de gols (atualmente -1 a -5). Se perder, precisa obrigatoriamente de um tropeço do Velo Clube.

O técnico Rafael Marques deve manter a base da escalação, mas será forçado a mudar ao menos uma peça. O volante Luan Martins levou o terceiro cartão amarelo e está fora. Richard é volante de origem, embora os meias Paulo Vinícius e Renatinho também sejam opções.

O zagueiro Afonso, que precisou ser substituído após choque de cabeça, fez exames e não teve lesão. Renato Vischi, que entrou em seu lugar, foi expulso e é desfalque.

Rafa Marques lamentou não estar com a situação resolvida, mas projetou um grande jogo. “É um adversário direto. Mesmo com os maus resultados que tivemos, só dependemos de nós. Trouxemos uma pressão desnecessária, mas vamos corrigir os erros para fazermos uma grande partida.”

O Noroeste também foi derrotado no último jogo ao sofrer 2 a 1 para o Santos, ficando com sete pontos em 14º lugar, uma posição fora do Z-2. A boa notícia é que ainda não foi derrotado como visitante: empatou com Botafogo e São Bernardo, ambos por 1 a 1, e com a Ponte Preta, por 2 a 2.

Assim como o Primavera, o Noroeste garante permanência em caso de vitória, mas não tem o bônus da igualdade. Se empatar ou perder, precisará de uma derrota do Velo Clube em Santos.

Guilherme Alves precisará mexer no time mais uma vez. Isso porque o meia Thiago Lopes foi expulso na última rodada e está fora. Igor, que entrou durante a partida, é uma opção. A outra seria entrar com três atacantes, já que Pedro Felipe volta de suspensão e poderia jogar ao lado de Diego Mathias e Carlão.

O técnico pediu mais calma e efetividade para converter as oportunidades em gol. “O que a gente tem muito pouco aqui é problema tático. Os resultados estão escapando por erros de execução e isso acontece com todos. Errar passe, errar finalização faz parte do futebol. É repetir, treinar e dar confiança aos atletas”, projetou Guilherme Alves.

FICHA TÉCNICA

PRIMAVERA X NOROESTE

PRIMAVERA – Victor Hugo; Kevin, Afonso, Ligger e Thales Oleques; Júnior Caiçara, Paulo Vinícius e Matheus Anjos; Paulo Baya, Welliton e Gabriel Poveda. Técnico: Rafael Marques.

NOROESTE – Luiz Daniel; Pedro Carrerete, Ronaldo Alves e Carlinhos; Yuri Ferraz, Tauã, Cristiano e Sánchez; Pedro Felipe, Carlão e Diego Mathias. Técnico: Guilherme Alves.

ÁRBITRO – Matheus Delgado Candançan.

HORÁRIO – 20h30.

LOCAL – Estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba (SP).