A previsão do tempo para o Brasil nesta quinta-feira, 9, mostra que toda a extensão do País recebeu alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em relação às tempestades, ventanias e problemas e perigos relacionados às chuvas.
Todas as regiões vão sofrer com algum nível de preocupação. Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste vão ser as áreas que mais vão notar os efeitos das fortes precipitações. As chuvas vão ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e os ventos vão ser bastante intensos (60-100 km/h).
Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Sendo assim, é recomendável que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
Além disso, as autoridades solicitam que as pessoas não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, a população também deverá desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia de suas casas.
As regiões da Central Espírito-santense, do Vale do Rio Doce, do Noroeste Espírito-santense, do Vale do Mucuri, do Jequitinhonha, do Litoral Norte Espírito-santense, do Norte de Minas, do Sul Baiano e da região Metropolitana de Belo Horizonte devem se preocupar ainda mais.
A expectativa é de que as chuvas sejam superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Sendo assim, existe grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
As orientações para as regiões citadas são as seguintes:
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Observe alteração nas encostas.
- Permaneça em local abrigado.
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
As regiões Norte e Sul deverão sofrer com as chuvas. No entanto, o alerta do Inmet é para apenas perigos potenciais. Nos locais, as chuvas vão ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e os ventos vão ficar entre 40-60 km/h. Existe a possibilidade de queda de granizo. No entanto, existe baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.