12/11/2024 - 5:00
A previsão do tempo para esta terça-feira, dia 12, é de vendavais e chuvas intensas para todo o Brasil. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as regiões que devem ficar em alerta para os perigos relacionados ao clima são a Norte e a Nordeste.
Pará e Tocantins e Maranhão, Piauí e Bahia vão ter chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos fortes (60-100 km/h). Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em caso de rajadas de vento, a recomendação das autoridades é para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, se possível, a população não deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e deve desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
No Centro-Oeste, a previsão é de perigo potencial para Mato Grosso e Goiás por conta das precipitações. A expectativa é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Existe, no entanto, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Na região Sudeste, apenas parte de Minas Gerais deverá estar em estado de atenção para perigos potenciais. No entanto, existe previsão de pancadas de chuva e tempo nublado em toda a área. Em São Paulo, a previsão para a capital paulista, por exemplo, é de máxima de 28°C e mínima de 17°C.
No Sul, os perigos estão relacionados aos ventos. Os Estados do Paraná e de Santa Catarina vão precisar ficar atentos aos vendavais entre 40 km/h e 60 km/h. Existe, no entanto, baixo risco de queda de galhos de árvores. No Rio Grande do Sul, os ventos costeiros vão estar fortes, com intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla.