A previsão do tempo mostra que tempestades vão atingir duas das cinco regiões do País nesta quarta-feira, dia 26. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as regiões Norte e Centro-Oeste vão ser as mais afetadas pelas fortes chuvas e deverão estar em estado de alerta para os perigos relacionados às precipitações.
Segundo o instituto, as chuvas vão ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e os ventos vão ser bastante intensos (60-100 km/h). Sendo assim, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Por conta dos perigos, em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
Além disso, é importante que a população não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, também é recomendável que aparelhos elétricos e quadro geral de energia sejam desligados durante as tempestades.
As regiões Nordeste, Sudeste e Sul receberam um alerta para perigos potencias. As áreas podem esperar chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Existe, no entanto, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.