A previsão do tempo para esta segunda-feira, dia 11, mostra que o começo da semana será de chuvas intensas e alagamentos em boa parte do Brasil. De acordo com alertas de perigo emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste devem se preparar para os perigos relacionados ao grande volume de precipitações.

Amazonas, Pará e Tocantins; Maranhão, Piauí e Bahia e Mato Grosso e Goiás vão ter chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A orientação do Instituto é de que a população, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Na região Sudeste, a previsão é de que apenas a área Norte de Minas Gerais seja afetada pelas chuvas. Lá, as precipitações devem ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e os ventos devem ser intensos (40-60 km/h). No entanto, existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Não existe previsão de perigo ou perigo potencial para a região Sul do País. No entanto, existe previsão de chuvas e de tempo nublado para toda a região. Para Curitiba, a previsão do tempo é de máxima de 26°C e mínima de 14°C. Em Florianópolis, o dia deverá ficar nublado e terá ventos moderados. Em Porto Alegre, a previsão é de máxima de 30°C e mínima de 17°C. O dia na capital do Rio Grande do Sul será de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.