Previsão do tempo: Centro-Oeste e Sudeste do País recebem alerta de perigo para as chuvas nesta quarta-feira

Chuva está prevista para quase todo o País
Chuva está prevista para todo o País Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

A previsão do tempo para esta quarta-feira, dia 4, mostra que Centro-Oeste e Sudeste do País receberam alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para perigos relacionados às chuvas. De acordo com o instituto, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem enfrentar problemas decorrentes das precipitações.

As chuvas vão ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e os ventos vão ser intensos (60-100 km/h). Existe também o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Para que as pessoas não corram riscos desnecessários, existem algumas recomendações feitas pelas autoridades. São elas:

  • Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Ainda de acordo com o Inmet, as regiões Norte e Nordeste também devem enfrentar o tempo ruim. No entanto, o alerta para as duas áreas é apenas para perigos potenciais. As chuvas vão ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia nas regiões e os ventos vão também ser intensos (40-60 km/h).

No entanto, existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nas duas áreas. Mesmo assim, o instituto também faz algumas orientações básicas para quem vai estar vulnerável durante as chuvas. São elas:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Para a região Sul, a previsão é de tempo estável. Apenas o Norte do Paraná deverá ficar atento para perigos potenciais relacionados às chuvas nas áreas. Para os outros Estados, a previsão é de pouca ou nenhuma chuva.