A previsão do tempo para esta sexta-feira, dia 1, mostra que o Brasil terá tempestades e vendavais durante todo o dia em regiões específicas. A preocupação maior estará voltada para a região Sul do País, já que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de perigo para o litoral do Rio Grande do Sul. A expectativa é para ventos costeiros fortes. As áreas afetadas serão a Metropolitana de Porto Alegre e o Sudeste Rio-grandense.

Noroeste Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Oeste Catarinense e Centro Ocidental Rio-grandense também vão precisar estar preparados para fortes tempestades e perigo potencial. O mesmo cenário é esperado para algumas áreas do Centro-Oeste do Brasil: Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Pantanais Sul Mato-grossense, Centro-Sul Mato-grossense e a maior parte de Goiás devem ficar atentos para os perigos potenciais decorrentes das fortes chuvas.

As regiões Norte, Nordeste e Sudeste também vão precisar ficar em alerta para os perigos potenciais causados pelas precipitações. De acordo com o Inmet, várias áreas de Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Belo Horizonte e Espírito Santo vão ter chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Existe, no entanto, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A orientação das autoridades é para que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas em caso de rajadas de vento. Além disso, as instruções do Inmet pedem para que as pessoas não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e que também evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.