Preta Gil participou do “De Frente com Blogueirinha”, no YouTube, nesta segunda-feira, 16, e relembrou quando foi cancelada ao vivo. A situação ocorreu na Bahia, durante uma palestra sobre empoderamento da mulher negra. Na ocasião, a cantora falou termos como “denegrir” e “mulata”, por não saber, na época, que se tratam de palavras de cunho racista.

“Nem foi o primeiro, mas foi um cancelamento ao vivo. Rapidamente ele foi pra internet porque as pessoas que estavam no evento foram comentar: ‘que despreparo’. Ainda mais eu, que me chamo Preta!”, disse a cantora.

Após a situação, a artista entrou em contato com a atriz Taís Araujo, sua amiga, e contou o ocorrido. “Ela falou: ‘vou fazer um grupo de mulheres negras que podem te explicar mais sobre esses assuntos, e podem te acolher e também algumas de criticar. Vamos criar um grupo'”, relembrou Preta.

O grupo, chamado “Potências Negras”, existe até hoje e, segundo Preta, já conta com quase 3 mil pessoas. “Hoje a Tia Má que é a grande [responsável]”, contou a cantora.