Preta Gil, Ozzy Osbourne e mais: relembre os famosos que morreram em 2025

O ano de 2025 ficou marcado pela morte de personalidades que emocionaram o Brasil e o mundo e deixaram legados duradouros

Preta Gil, Ozzy Osbourne e mais: relembre os famosos que morreram em 2025

O ano de 2025 foi marcado por perdas que comoveram o público no Brasil e no exterior. Diversas personalidades de grande relevância na cultura, na arte, na política e no entretenimento se despediram, deixando legados que atravessam gerações. Entre os brasileiros, mortes como as de Preta Gil, Niède Guidon, Arlindo Cruz, Luis Fernando Verissimo, Angela Ro Ro e Lô Borges geraram forte repercussão. Fora do país, o falecimento de figuras como o cineasta David Lynch e os músicos Brian Wilson e Ozzy Osbourne também provocou grande comoção mundial.

A seguir, a reportagem de IstoÉ Gente relembra alguns dos nomes de destaque que morreram em 2025.

Cacá Diegues

O cineasta, produtor e escritor morreu aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Um dos criadores do movimento do Cinema Novo, também integrava a Academia Brasileira de Letras e mantinha uma coluna no Segundo Caderno, do jornal O Globo.

Diretor Cacá Diegues, ícone do cinema nacional, morre aos 84 anos

Preta Gil

A morte da cantora, em julho, aos 50 anos, foi uma das mais impactantes do ano. Após enfrentar por um longo período um câncer, Preta estava nos Estados Unidos em busca de um novo tratamento. Filha de Gilberto Gil, ela se preparava para retornar ao Brasil quando passou mal e não resistiu.

Se tivesse seguido minha intuição, eles não teriam me ferido", diz Preta Gil sobre traição

Ozzy Osbourne

Ícone do rock mundial, o ex-vocalista do Black Sabbath morreu aos 76 anos, também em julho. Diagnosticado com Parkinson, Ozzy convivia com a doença desde 2020.

Ozzy Osbourne: relembre problemas de saúde do músico nos últimos anos - Rolling Stone Brasil

Arlindo Cruz

Em agosto, o samba perdeu um de seus maiores representantes. Arlindo Cruz morreu aos 66 anos enquanto estava internado no CTI da Casa de Saúde São José, no Rio, tratando uma pneumonia. Desde o AVC sofrido em 2017, o artista vivia com sérias limitações causadas pelas sequelas.

Conheça mais sobre Arlindo Cruz, uma das Atrações da Feijoada Carnavalesca - Esporte Clube Pinheiros

Francisco Cuoco

O ator, referência absoluta da dramaturgia brasileira, faleceu em 19 de junho, aos 91 anos. Ele estava internado havia cerca de 20 dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, tratando complicações relacionadas à idade. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.

Morre o ator Francisco Cuoco, aos 91 anos

Jimmy Cliff

O cantor jamaicano morreu em 24 de novembro, aos 81 anos, após sofrer uma convulsão seguida de pneumonia. Um dos responsáveis por levar o reggae ao cenário internacional, Cliff deixou clássicos e álbuns históricos que continuam influenciando o gênero.

Morre Jimmy Cliff

Nana Caymmi

A cantora morreu em maio, aos 84 anos, após permanecer meses internada no Rio de Janeiro. Segundo seu irmão, Danilo Caymmi, a causa foi uma overdose de opioides. Nana foi uma das vozes mais expressivas da música brasileira.

Cantora Nanna Caymmi morre aos 84 anos no Rio de Janeiro | Agência Brasil

Lô Borges

Fundador do Clube da Esquina e um dos grandes nomes da MPB, Lô Borges morreu em 2 de novembro, aos 73 anos. Ele havia sido internado após uma intoxicação medicamentosa. Com mais de cinco décadas de carreira, deixou uma obra marcada por sucessos que atravessaram gerações.

Músico Lô Borges é internado por intoxicação medicamentosa | Agência Brasil

JP Mantovani

O modelo, influenciador e apresentador morreu em 21 de setembro após sofrer um grave acidente de moto na Marginal Pinheiros, em São Paulo. Arremessado com o impacto da queda, acabou sendo atropelado por um caminhão de limpeza urbana.

Morre JP Mantovani, modelo e marido de Lí Marttins, ex-Rouge - Portal Leo Dias

Angela Ro Ro

A cantora morreu em 8 de setembro, aos 75 anos, no Rio de Janeiro. Internada desde junho, ela enfrentou uma infecção grave e sofreu uma parada cardíaca. Chegou a passar 21 dias na UTI, onde foi intubada e submetida a uma traqueostomia.

Angela Ro Ro sai da sedação e advogado atualiza estado de saúde da cantora | CNN Brasil

Luis Fernando Verissimo

O escritor e cronista faleceu em 30 de agosto, aos 88 anos. Internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, tratava uma pneumonia. Verissimo também lidava com diversas complicações de saúde, incluindo Parkinson, e havia interrompido a escrita após um AVC em 2021.

Relembre a carreira de Luis Fernando Verissimo, morto aos 88 anos | CNN Brasil

Léo Batista

Um dos maiores nomes do jornalismo esportivo brasileiro morreu em 19 de janeiro, aos 92 anos, no Rio de Janeiro. Internado, ele tratava um tumor no pâncreas. Com mais de sete décadas de carreira, marcou época ao narrar momentos históricos do país.

Apresentador Léo Batista morre no Rio de Janeiro, aos 92 anos — Assembleia Legislativa do Piauí

Papa Francisco

O pontífice morreu em 21 de abril, aos 88 anos, um dia depois de celebrar a homilia de Páscoa. Primeiro papa latino-americano, Jorge Mario Bergoglio liderou a Igreja Católica por 12 anos, com um papado marcado pelo discurso em defesa dos mais pobres e da justiça social. Em maio, Robert Francis Prevost foi eleito papa Leão XIV.

PAPA FRANCISCO E SEUS ESCRITOS: UM PONTIFICADO DE ESPERANÇA E RENOVAÇÃO

Lúcia Alves

A atriz morreu em 24 de abril, aos 76 anos, após dez dias internada no Rio de Janeiro. Ela lutava contra um câncer no pâncreas desde 2022 e construiu uma carreira sólida na TV, com papéis memoráveis em novelas de grande sucesso.

Lúcia Alves é internada em estado grave no Rio de Janeiro - ISTOÉ Independente

Pepe Mujica

O ex-presidente uruguaio morreu em 13 de maio, aos 89 anos, em decorrência de um câncer no esôfago em fase terminal. Governou o Uruguai entre 2010 e 2015 e se tornou admirado mundialmente por seu estilo de vida simples e discurso humanista.

Sebastião SalgadoO fotógrafo morreu em 23 de maio, aos 81 anos, em Paris. Considerado um dos maiores fotojornalistas do mundo, faleceu em decorrência de uma leucemia grave, desenvolvida a partir de complicações de uma malária contraída durante uma expedição em 2010.

10 coisas que talvez você não saiba sobre o ex-presidente (e agora ex-senador) uruguaio José "Pepe" Mujica - Época

Bira Presidente

O sambista morreu em 14 de junho, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Ele tratava um câncer de próstata e convivia com Alzheimer. Fundador do Cacique de Ramos e do grupo Fundo de Quintal, foi peça-chave na evolução do samba moderno.

Morre Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e do Fundo de Quintal - Rolling Stone Brasil

Mino Carta

O jornalista ítalo-brasileiro morreu em 2 de setembro, aos 91 anos. Fundador da revista CartaCapital, também teve passagem marcante pela direção de publicações como Veja, IstoÉ e Quatro Rodas.

Morre o jornalista Mino Carta, fundador da CartaCapital, aos 91 anos - Brasil de Fato

Giorgio Armani

O estilista italiano morreu em 4 de setembro, aos 91 anos. Criador da grife que leva seu nome, Armani foi um dos maiores símbolos da moda internacional, conhecido pela elegância minimalista e pela forte ligação com o cinema.

Morre Giorgio Armani, ícone da moda mundial, aos 91 anos – CartaCapital

Berta Loran

A atriz e comediante morreu em 29 de setembro, aos 99 anos, no Rio de Janeiro. Sobrevivente do Holocausto, construiu no Brasil uma carreira marcada pelo humor, com passagens por programas de grande audiência.

Relembre a carreira da atriz e comediante Berta Loran, que morreu hoje, aos 99 anos - ISTOÉ Independente

Paulo Soares, o Amigão

O jornalista e apresentador morreu em 29 de setembro, aos 63 anos. Um dos principais nomes da ESPN Brasil, tornou-se referência ao longo de mais de três décadas de atuação no jornalismo esportivo.

Jornalistas e personalidades do esporte prestam homenagens a Paulo Soares, o Amigão - ISTOÉ Independente

Brigitte Bardot

A atriz francesa morreu em 28 de dezembro, aos 91 anos, em Saint-Tropez. Ícone do cinema do século 20, aposentou-se precocemente para se dedicar ao ativismo em defesa dos animais, após atuar em mais de 40 filmes.

Morre a lenda do cinema Brigitte Bardot, aos 91 anos - Planeta