Após uma corajosa luta contra um câncer de intestino, a cantora e empresária Preta Gil faleceu no domingo, 20, aos 50 anos. Durante seu tratamento experimental nos Estados Unidos, ela contou com o apoio de amigos e familiares. Em meio às movimentações políticas do país e aos jogos de futebol do fim de semana, a morte da filha de Gilberto Gil emocionou o Brasil e movimentou as redes sociais. Preta foi uma voz marcante no Carnaval, destacou-se na luta contra o racismo e a gordofobia, inspirou muitas mulheres com sua liberdade e defendeu os direitos do público LGBTQIAPN+.
De acordo com levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, até as 9h de hoje (21), o nome de Preta Gil liderava os Trending Topics Brasil no X, com mais de 1,26 milhão de menções nas últimas 24 horas. Gilberto Gil apareceu na segunda colocação, com cerca de 112 mil menções. Globalmente, a cantora ocupa a 7ª posição na plataforma. A análise de uma amostra de 238 mil postagens em português, feitas entre ontem (20) e hoje (21) por aproximadamente 120 mil usuários únicos, mostra que o maior volume de conversas aconteceu às 20h do domingo.
Além de Gilberto Gil, palavras como “descanse em paz” e “Bolsonaro” destacaram-se na nuvem de termos mais usados. O ex-presidente aparece com frequência principalmente por conta do grande compartilhamento (mais de 10 mil) de uma publicação que dizia: “Sinto um ranço enorme do universo sempre que alguém como a preta morre e pessoas como o bolsonaro permanecem vivas”.
Entre os perfis mais influentes que trataram do assunto estão o influenciador Felipe Neto, o portal G1 e a cantora Claudia Leitte. Já entre os micro influenciadores, @CantoDaBaleia, @FiveAOTY e @AgathaMarcondss foram responsáveis pelos conteúdos que mais repercutiram.
No Facebook e Instagram, uma amostra de 22 mil publicações mostra que grandes amigos de Preta, como a atriz Carolina Dieckmann, a apresentadora Angélica, as cantoras Ivete Sangalo e Ludmilla, além dos familiares Gilberto e Flora Gil, estiveram no centro das homenagens e das mensagens com maior engajamento sobre o falecimento.