Preta Gil é homenageada com mural na Zona Sul de São Paulo

Artista plástico homenageia Preta Gil com mural em São Paulo, retratando a cantora ao lado do pai, Gilberto Gil, após sua morte

Preta Gil é homenageada com mural na Zona Sul de São Paulo
Preta Gil é homenageada com mural na Zona Sul de São Paulo Foto: Reprodução/Instagram

Preta Gil, cantora que faleceu esta semana aos 50 anos nos Estados Unidos devido a um câncer, foi homenageada com uma obra de arte nas ruas de São Paulo. O artista plástico Paulo Terra compartilhou em suas redes sociais, na quarta-feira, 23, um mural que retrata a cantora ao lado de seu pai, Gilberto Gil.

“O grande mural foi feito em tributo a Preta Gil, que enfrentou sua batalha com muita coragem. Ao seu lado, o pai Gilberto Gil manda um beijo do céu. Que descanse em paz”, escreveu o artista.

Detalhes do velório

O evento de despedida contará com um espaço reservado no saguão do teatro para familiares e amigos, onde um telão exibirá imagens da trajetória da cantora. A família informou que não haverá apresentações musicais ou trio elétrico.

A data do velório coincide com o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o que reforça o simbolismo de homenagear Preta Gil, que dedicou sua vida à luta contra o racismo e à valorização do amor-próprio e da identidade negra.

A Prefeitura do Rio informou ao jornal O GLOBO que agentes municipais atuarão no controle da fila desde as primeiras horas da manhã para garantir a segurança e organização do evento, que deve atrair muitos fãs.

Cremação será reservada à família

Após a cerimônia pública, o corpo será levado ao Cemitério e Crematório da Penitência, na zona portuária do Rio, onde será cremado em cerimônia restrita a familiares e amigos próximos, das 15h às 17h. Segundo a assessoria de Gilberto Gil, a cremação foi um desejo manifestado por Preta.

A cerimônia acontecerá na Capela Ecumênica 1, que tem formato de anfiteatro e capacidade para 150 pessoas. O espaço já recebeu velórios de nomes como Gloria Maria, Aracy Balabanian, MC Marcinho, Elizangela e Milton Gonçalves. Os custos da capela variam a partir de R$ 5,5 mil, dependendo dos serviços contratados.