A família de Preta Gil desembarcou no Brasil nesta quinta-feira, 24, no mesmo voo que trouxe o corpo da artista. Francisco Gil (filho), Flora Gil (madrasta) e Sol de Maria (neta) chegaram ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Eles acompanhavam Preta nos Estados Unidos, onde ela realizava um tratamento experimental contra o câncer que resultou em sua morte no último domingo, 20. Também estava a bordo Roberta Saretta, médica da cantora.
O corpo será levado ao Rio de Janeiro ainda nesta manhã, com previsão de chegada por volta das 9h, onde acontecerá o velório. A assessoria da família Gil confirmou as informações à revista Quem. Gilberto Gil e Sandra Gadelha, pais de Preta, já estão na capital fluminense.
Ao chegar ao Rio, o corpo passará por procedimentos no laboratório do Cemitério e Crematório da Penitência, antes de seguir para o velório agendado para sexta-feira, 25, no Theatro Municipal — local escolhido por Preta antes de sua morte. A cerimônia será aberta ao público das 9h às 13h.
Detalhes do velório
O evento de despedida contará com um espaço reservado no saguão do teatro para familiares e amigos, onde um telão exibirá imagens da trajetória da cantora. A família informou que não haverá apresentações musicais ou trio elétrico.
A data do velório coincide com o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o que reforça o simbolismo de homenagear Preta Gil, que dedicou sua vida à luta contra o racismo e à valorização do amor-próprio e da identidade negra.
A Prefeitura do Rio informou ao jornal O GLOBO que agentes municipais atuarão no controle da fila desde as primeiras horas da manhã para garantir a segurança e organização do evento, que deve atrair muitos fãs.
Cremação será reservada à família
Após a cerimônia pública, o corpo será levado ao Cemitério e Crematório da Penitência, na zona portuária do Rio, onde será cremado em cerimônia restrita a familiares e amigos próximos, das 15h às 17h. Segundo a assessoria de Gilberto Gil, a cremação foi um desejo manifestado por Preta.
A cerimônia acontecerá na Capela Ecumênica 1, que tem formato de anfiteatro e capacidade para 150 pessoas. O espaço já recebeu velórios de nomes como Gloria Maria, Aracy Balabanian, MC Marcinho, Elizangela e Milton Gonçalves. Os custos da capela variam a partir de R$ 5,5 mil, dependendo dos serviços contratados.