Com o risco de cair para a quarta posição e ver o acesso para a elite do Campeonato Brasileiro ficar ainda mais ameaçado, o Vasco enfrenta o Luverdense, nesta terça-feira, às 21h30, no estádio de São Januário, no Rio. Com apenas cinco vitórias no segundo turno, o time vascaíno está distante do título e entra em campo pressionado pela necessidade de conquistar um triunfo nesta 35ª rodada da Série B.

Líder nas 28 primeiras rodadas, o Vasco está em queda na competição e viu o Atlético Goianiense abrir seis pontos na primeira posição. O clube carioca figura na vice-liderança, com 58 pontos, mesma pontuação de Avaí, com vantagem apenas no saldo de gols (12 a 7), e está apenas dois acima do Bahia, quarto colocado. Invicto nos últimos quatro jogos, o Luverdense ainda sonha com o acesso. O time tem 50 pontos e está na nona posição.

Antes visto como imbatível em casa, o Vasco também tem decepcionado em São Januário, com derrota para o CRB e empate com o Avaí nos últimos dois jogos no Rio. Os resultados ruins resultaram em críticas e protestos da torcida. Como consequência, a diretoria reduziu a carga de ingressos e reforçou a segurança para evitar problemas.

Entre os jogadores, o clima também é de desconfiança. Campeão olímpico com a seleção brasileira, o zagueiro Luan deu razão para a insatisfação da torcida em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

“Eu acho que se eles viessem nos apoiar seria muito melhor, ajudaria muito. Mas quem sou eu para cobrar se nós não estamos fazendo nosso melhor em campo”, disse o jogador, que tratou a partida como “final de Copa do Mundo” e “jogo da nossa vida”.

Além dos problemas em campo, o técnico Jorginho terá de superar três desfalques em sua equipe. Convocado pela seleção uruguaia, o goleiro Martín Silva não joga e será substituído por Jordi. Na lateral, Madson está suspenso, assim como o volante Douglas. Titular durante boa parte da Série B, Yago Pikachu terá nova chance no time, enquanto Bruno Gallo ganha a vaga no meio de campo.

Com dupla que passou no Vasco e não deixou saudades, o Luverdense tem no elenco o goleiro Diogo Silva e o volante Jean Patrick. O atacante Hugo, artilheiro do time na Série B, com nove gols, foi liberado pela diretoria e não atua mais na temporada. Sem o jogador, a dupla de frente será formada por Douglas Baggio e Alfredo.