Pressionada pela Uefa, a Assembleia Geral da Pro League, que reúne os 24 clubes profissionais de futebol da Bélgica, adiou, nesta quinta-feira, o encerramento antecipado da temporada.

A opção do conselho de administração da Pro League no dia 25 de março de encerrar os campeonatos da primeira e segunda divisões foi considerada “prematura” e “injustificada” pela Uefa. A entidade que dirige o futebol europeu ameaçou deixar os clubes belgas de fora das competições europeias na próxima temporada.

“Depois da recomendação emitida pelo conselho de administração em 25 de março, e com o objetivo de comunicar ao conjunto de clubes sobre a crise de saúde e suas consequências, uma Assembleia Geral acontecerá em 24 de abril”, informou a Pro League, em um comunicado, mudando a data prevista para dia 15.

O adiamento em nove dias pode ter sido tomado por causa de negociações entre a Federação Belga de Futebol (Urbsfa) e a Uefa. Mehdi Bayat, presidente da Urbsfa, afirmou no sábado passado que uma “solução construtiva” para encerrar a temporada foi apresentada à Uefa.

Em caso de encerramento da temporada, o atual líder do Campeonato Belga, o Brugge, será proclamado campeão nacional. O time tinha uma vantagem de 15 pontos no topo da classificação com uma rodada pela frente antes do início dos playoffs, envolvendo os seis principais clubes do torneio.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias