Mundo

Preso em Londres suspeito de escândalo no Vaticano


ROMA, 11 MAI (ANSA) – Foi preso nesta terça-feira (11), em Londres, o corretor financeiro Pierluigi Torzi, acusado pelo Vaticano de estar envolvido em um escândalo econômico. O pedido de prisão foi emitido pela Justiça da Itália em 12 de abril e validado por um juiz inglês, que marcou uma audiência com o acusado para 18 de maio.   

Torzi é acusado de estar envolvido na compra de um prédio residencial em Londres por US$ 200 milhões com recursos da Secretaria de Estado da Santa Sé. O imóvel, situado no número 60 da Sloane Avenue, é alvo de uma investigação da Autoridade Judicial vaticana.   

O corretor havia sido preso pelo Vaticano em junho do ano passado e estava em regime de detenção domiciliar por ter, supostamente, recebido 15 milhões de euros para intermediar a compra.   

Além da acusação da Santa Sé, a Guarda de Finanças da Itália investiga o acusado por fazer um esquema de emissão de notas frias – que envolve ainda outros corretores italianos. Torzi também teria usado cerca de 4,5 milhões de euros para comprar ações na Bolsa de Valores de Milão, obtendo lucros de 750 mil euros.   

O escândalo da compra do prédio de luxo em Londres já culminou com a renúncia do poderoso cardeal Angelo Becciu, número 2 da Secretaria de Estado à época dos fatos, e com uma ampla reforma feita pelo papa Francisco na gestão econômica da Cúria Romana.   

Suspeita-se que o dinheiro usado para a negociação tenha vindo do Óbolo de São Pedro, o sistema que arrecada donativos para a caridade da Igreja. Becciu sempre negou as acusações. (ANSA).   

+ Sabrina Sato aparece com micro biquíni e surpreende seguidores

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

Veja também
+ Mãe de Eliza Samudio diz que Bruno não paga pensão e que filho do goleiro se sente culpado pelo crime
+ Atriz pornô é encontrada morta nos EUA
+ Influenciadora mexicana é assassinada em encontro falso
+ Baleia 'engole' pescador nos EUA e depois o cospe vivo
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Faustão é internado em hospital de SP
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS