Vinte e sete presos que estavam no Centro de Progressão Penitenciária de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, fugiram na madrugada desta terça-feira, 27. Eles não obtiveram o benefício da saída temporária de natal e ano-novo e, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, serraram grades e conseguiram pular o muro da unidade de semiaberto. Nove já foram recapturados até às 11h desta terça. Os presos que forem recapturados devem regredir ao regime fechado.

A Polícia e a Guarda Civil local buscam os outros 18 foragidos. As unidades de regime semiaberto não possuem vigilância armada nem são cercadas por muralhas. Os presos neste regime podem sair para trabalhar e estudar externamente, com autorização judicial.

Em outubro deste ano houve outra fuga na mesma cidade, quando presos se rebelaram e 55 escaparam do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Franco da Rocha, o antigo Manicômio Judiciário. Foi a maior rebelião e a maior fuga da história do manicômio, inaugurado em 1933.