O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, que busca uma aceleração da ajuda de seus aliados ocidentais para resistir à invasão russa, estará, nesta segunda-feira (26), em Madri, onde será recebido pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, e pelo rei Felipe VI, informaram as autoridades espanholas.
“O presidente do Governo, Pedro Sánchez, receberá o presidente da Ucrânia” ao meio-dia local (07h de Brasília). Em seguida, ambos darão uma coletiva de imprensa, informou, em nota, o Palácio de La Moncloa.
Simultaneamente, a Casa Real espanhola informou que Felipe VI também receberá o líder ucraniano, o que geralmente ocorre, no caso das visitas de Estado, após a visita ao presidente do Governo.
O rei “manterá, no Palácio Real de Madri, um encontro com o Presidente da Ucrânia”, informou o Palácio em um comunicado.
“Posteriormente, Dom Felipe e Dona Letizia darão um almoço em sua homenagem”, acrescentou.
Trata-se da primeira visita oficial de Zelensky à Espanha desde que chegou ao poder, em 2019, e ocorre mais de dois anos depois do início da invasão russa a seu país.
O presidente ucraniano deveria ter visitado a Espanha e também Portugal em meados de maio, segundo a Casa Real espanhola mas, segundo a imprensa, ele adiou sua viagem devido à ofensiva russa no norte da Ucrânia.
Segundo Sánchez explicou na quarta-feira no Congresso dos Deputados, os dois países se preparam para assinar um acordo de cooperação bilateral.
“Avançamos decisivamente em nossas relações com o Governo da Ucrânia”, explicou o líder socialista.
“Tanto é assim, que posso anunciar-lhes hoje que, enquanto a situação no front permitir, assinaremos com a Ucrânia um acordo que aumentará a cooperação econômica, social e institucional entre nossos países”, acrescentou.
al/js/mvv