Economia

Presidente turco diz estar trabalhando em medidas para aumentar interesse pela lira, diz imprensa

Presidente turco diz estar trabalhando em medidas para aumentar interesse pela lira, diz imprensa

Tayyip Erdogan, presidente da Turquia

ANCARA (Reuters) – O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse estar satisfeito com a diminuição da volatilidade da lira e que o governo está trabalhando em medidas para aumentar o interesse pela moeda, noticiou a imprensa estatal nesta terça-feira.

“Lentamente, de forma gradual e sem pressa, a lira ficará mais firme, os juros cairão da mesma maneira e 2022 será nosso ano mais brilhante”, disse ele durante visita à Albânia na segunda-feira, de acordo com a agência de notícias estatal Anadolu e outros meios de comunicação.


A lira se estabilizou neste mês após cair 44% contra o dólar no ano passado. Nesta manhã, a lira tinha queda de 1%, a 13,56 por dólar, ampliando ligeiramente as perdas depois dos comentários de Erdogan.

“Estamos bastante satisfeitos com a diminuição da volatilidade na taxa de câmbio”, disse ele. “Nosso trabalho adicional sobre manter a estabilidade nos mercados financeiros e aumentar o interesse pela lira continua.”

“Tenho a visão de que as taxas de juros são a causa e a inflação o resultado. Esse resultado realmente está se mostrando: a inflação está prestes a cair”, disse Erdogan, repetindo sua visão heterodoxa sobre a relação entre juros e inflação.

(Reportagem de Tuvan Gumrukc)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0H0JS-BASEIMAGE