O presidente interino da Síria, Ahmed al Sharaa, de visita na França, se reuniu nesta quarta-feira (7), em Paris, com um fotógrafo militar que desertou e vazou milhares de fotos mostrando torturas em centros de detenção durante o governo de Bashar al-Assad.
O ex-fotógrafo, Farid al Mahzan, identificado como “César”, testemunhou uma vez perante um comitê do Congresso dos Estados Unidos e suas fotos inspiraram uma lei dos EUA aprovada em 2020 (a lei “Caesar”), que instituiu sanções econômicas contra o regime sírio.
Atualmente, Farid al Mahzan vive na França. Suas filmagens também levaram a julgamentos na Europa contra ex-associados de Bashar al-Assad.
Segundo um comunicado da presidência síria, Al Sharaa e o ministro sírio de Relações Exteriores, Asad al Shaibani, se reuniram com “César” em sua viagem à Paris. Foram publicadas imagens do encontro.
A agência oficial síria Sana havia indicado um pouco antes que Al Sharaa tinha chegado à capital francesa, onde deveria se encontrar com o presidente Emmanuel Macron. Essa é a primeira visita do líder sírio à Europa desde a queda de Bashar al-Assad em dezembro.
Farid al Mazhan revelou a sua identidade em fevereiro durante uma entrevista com a emissora Al Jazeera do Catar. Durante anos, ele era conhecido apenas por seu pseudônimo.
Ele desertou do exército e fugiu da Síria em 2013, levando consigo cerca de 55.000 fotos em cartões de memória escondidos em meias e alimentos. As imagens aterrorizantes são um relato da tortura sofrida pelos detentos no contexto da guerra civil síria, que começou em 2011 com a violenta repressão às manifestações pró-democracia.
Ahmed al Sharaa chegou ao poder na Síria depois que uma coalizão liderada por grupos islamistas derrubou Bashar al-Assad em dezembro de 2024.
Em março, Al Sharaa assinou uma declaração constitucional que prevê uma transição de cinco anos e a formação de uma “comissão de justiça de transição” para determinar como investigar os abusos cometidos pelo governo anterior e fazer justiça às vítimas.
bur-lk/lg-jos/ila/jvb/mb/jmo/aa