BERLIM, 30 MAI (ANSA) – O presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, nomeou nesta quinta-feira (30) a mandatária da Corte Constitucional do país, Brigitte Bierlein, como nova chanceler.
A magistrada de 69 anos é a primeira mulher na história a ocupar o cargo e governará a nação europeia até as eleições de setembro. Bierlein substitui o chanceler interino Hartwig Löger, que assumira o posto em 28 de maio, em função da queda de Sebastian Kurz.
A nova chanceler terá a função de nomear um governo técnico para guiar o país até as eleições e teve sua indicação avalizada pelos principais partidos austríacos.
A crise no país teve início em meados de maio, com a divulgação de um vídeo que mostra o então vice-chanceler Heinz-Christian Strache, da legenda de extrema direita Partido da Liberdade (FPÖ), negociando repasses ilícitos com uma falsa sobrinha de um oligarca russo.
O escândalo recebeu o apelido de “Ibizagate” porque a filmagem foi feita em um apartamento na ilha espanhola de Ibiza, em 2017, quando a Áustria estava em campanha eleitoral.
O vídeo causou a queda de Strache e fez Kurz, do conservador Partido Popular (ÖVP), romper a coalizão de governo com o FPÖ.
Na sequência, o Parlamento aprovou uma moção de desconfiança contra o chanceler.
Apesar do escândalo, Kurz é favorito para vencer as eleições, mas dificilmente garantirá maioria para governar sem alianças.
(ANSA)