MOSCOU, 10 JUN (ANSA) – O presidente interino Kassym-Jomart Tokayev venceu as eleições no Cazaquistão e foi eleito para um novo mandato, com 70,76% dos votos, informou a Comissão Eleitoral do país nesta segunda-feira (10).   

Tokayev está no poder no Cazaquistão desde a renúncia, em março, do chamado “pai da nação”, Nursultan Nazarbayev, que governou o país por 30 anos. Em segundo lugar no pleito, ficou o jornalista e opositor Amirzhan Kosanov, com 16,2% dos votos, seguido por Daniya Yespayeva, com 5%, a primeira mulher na história do país a concorrer para presidente.   

As eleições presidenciais, inéditas desde a independência do país, ocorreram no domingo (9), mas a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) afirmou que foram constatadas “violações das liberdades fundamentais e pressão da opinião pública”. A entidade também constatou irregularidades na contagem dos votos e na identificação das assinaturas dos eleitores. Cerca de 500 manifestantes opositores foram presos durante todo o dia, inclusive jornalistas de veículos internacionais. (ANSA)