Mundo

Presidente do Turcomenistão lidera gigante desfile de bicicletas

Presidente do Turcomenistão lidera gigante desfile de bicicletas

Ciclistas em frente ao monumento de 30 metros em homenagem ao ciclismo, em Ashjabat, em 3 de junho de 2020 - AFP

Milhares de turcomenos, incluindo funcionários públicos, acompanharam o presidente autoritário e excêntrico deste isolado país da Ásia Central em um traje esportivo em um gigantesco desfile de bicicletas por ocasião do Dia Mundial desse meio de locomoção.

Segundo a televisão estatal, o desfile reuniu 7.500 pessoas na capital, enquanto nas regiões também houve outras comemorações para marcar esta data estabelecida pelas Nações Unidas por proposta do Turquemenistão em 2018.

O presidente Gourbangouly Berdymukhamedov, de 62 anos, passeou pela capital Ashjabat, seguido por uma longa fila de funcionários em bicicletas, e inaugurou uma escultura com mais de 30 metros de altura em homenagem ao ciclismo, um componente importante da propaganda do Estado, que promove um estilo de vida saudável.

“Nosso objetivo é o bem-estar das pessoas, uma sociedade saudável e o desenvolvimento físico e espiritual harmonioso de todas as gerações”, disse ele na cerimônia, sob aplausos.

O Turquemenistão, um dos países mais fechados do mundo, está oficialmente livre da pandemia de COVID-19 e não adotou medidas restritivas.

As celebrações foram realizadas sem máscaras.

Berdymukhamedov, que não tolera nenhuma oposição, aparece regularmente na televisão, dando aulas de esportes, ou como DJ.

Veja também

+ Entenda como a fase crítica da pandemia de Covid-19 pode ter sido superada em SP
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Ford Ranger supera concorrentes e é líder de vendas
+ Cantora Patricia Marx se assume lésbica aos 46 anos de idade
+ Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior