O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, disse que caberá ao ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) indicar o nome do candidato da sigla à Presidência da República para as eleições de 2026. A declaração ocorreu durante entrevista coletiva no evento realizado pela Esfera Brasil, em São Paulo.
Questionado se a oposição deveria lançar diversos candidatos no primeiro turno e depois de unir em um possível segundo turno, Valdemar disse que, para ele, essa não seria a solução. “Se o Bolsonaro acertar [o nome], acredito que o pessoal fecha com um candidato único. Se Bolsonaro for candidato, o pessoal apoia ele”, emendou. “Caso for todo mundo, é lógico que vamos nos unir no segundo turno”, afirmou.
Em seguida, Valdemar elogiou os governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás; Ratinho Junior (PSD), do Paraná, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo. Indagado se o partido pretende apoiar algum desses nomes, Neto ressaltou que a sigla “terá um candidato filiado para concorrer a presidente”.
“O Tarcísio disse para mim durante um encontro com outros cinco governadores que, se for candidato à Presidência, irá para o PL”, afirmou Valdemar.