Pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira, dia 28, mostra que a presidente do México, Cláudia Sheinbaum, é a mais bem avaliada entre os líderes políticos latino-americanos. Ela aparece com 64% da população aprovando seu desempenho como chefe de Estado. 31% desaprovam a presidente e 5% não souberam responder.
+ Lula liga para presidente do México e conversa sobre tarifaço de Trump
Em segundo lugar aparece o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 51% das pessoas desaprovando sua gestão e 48% aprovando. Além disso, 1% dos entrevistados não souberam responder. Em terceiro lugar está o presidente da Argentina, Javier Milei: 51% o desaprova enquanto 44% o aprova. 5% não souberam responder.
Em seguida aparece o presidente do Chile, Gabriel Boric, com 62% da população desaprovando seu trabalho e 35% aprovando. 3% das pessoas não souberam responder. Quase na mesma situação aparece o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, com 62% dos colombianos desaprovando sua gestão e 34% aprovando. 4% não souberam responder.
A pior avaliada de todos foi a presidente do Peru, Dina Boluarte: 79% das pessoas desaprovam a política. 12% disse aprovar sua gestão e 10% não soube responder ao questionamento.
A pesquisa ouviu 4.987 pessoas na Argentina, 6.238 no Brasil, 2.717 no Chile, 4.200 na Colômbia, 3.672 no México e 2.662 no Peru entre os dias 20 e 25 de agosto de 2025. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos em relação aos dados da Argentina, do Brasil e da Colômbia e de dois pontos percentuais para mais ou para menos em relação aos dados do Chile, do México e do Peru.