Presidente do Fluminense afirma que transferência de Arias é case de sucesso: ‘Valor justo’

O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, afirmou que a transferência do meia colombiano Jhon Arias para o inglês Wolverhampton é um case de sucesso e disse, diversas vezes, que ele retornará ao clube carioca. As declarações aconteceram durante a entrevista coletiva de despedida de Arias neste sábado.

“Clube e Arias fizeram o melhor possível”, afirmou o dirigente, que explicou as cifras envolvidas na negociação. “São 17 milhões de euros (cerca de R$ 110 milhões) e permanecemos com 10%. É um valor justo”, completou Bittencourt, que corrigiu um jornalista que disse ele foi xingado pela torcida do Fluminense no último jogo de Arias, contra o Cruzeiro. “Foi só uma parte da torcida.”

O dirigente explicou ainda que o direito a bônus, caso Arias atinja metas estipuladas no clube inglês, é “ad eternum”, ou seja, não expira em um determinado período como, por exemplo, a primeira temporada. Bittencourt afirmou que Arias se envolveu na negociação solicitando ao Wolverhampton que fizesse a melhor proposta possível para recompensar o Fluminense e que o jogo de despedida, contra o Cruzeiro, foi uma exigência do jogador.

Antes das perguntas dos jornalistas, o presidente do Fluminense fez um pronunciamento de mais de 25 minutos contando detalhes da trajetória de Arias no clube (“um case de sucesso”) e citando transferências antigas, como a de Branco nos anos 1980 e do argentino Conca, em 2011. Durante a entrevista, que durou quase duas horas, o dirigente citou ídolos do clube que saíram e voltaram, como Tiago Silva, Marcelo e Branco.

Bittencourt afirmou que o Fluminense só possuía 50% dos direitos de Arias porque o Patriotas, clube colombiano com os outros 50%, não quis negociar, já vislumbrando o potencial ganho com uma negociação como a atual. Ele disse também que a saída do colombiano só aconteceria para um time que disputa um grande campeonato, como o Inglês. “A Rússia e a Arábia pagam mais porque ninguém quer ir para lá”, afirmou o dirigente. “Os times ingleses pagam o valor de mercado. Quem compra sabe o que está pagando.”

O presidente do Fluminense afirmou que, no passado, o Palmeiras chegou a sondar uma possível transferência de Arias. “Disse que nem nós tínhamos interesse em vender nem ele tinha interesse em jogar em outro time do Brasil”, contou ele, acrescentando que o contato foi com a presidente Leila Pereira.

Sobre a reposição para a posição de Arias, Bittencourt foi questionado sobre o também colombiano Hinestroza. “É um jogador que a gente monitora há bastante tempo. É um jogador interessantíssimo, um jogador com características parecidas com as do Arias. Mas estamos olhando vários outros jogadores também.”

Aos 27 anos, Arias disse que realiza um sonho ao jogar no Campeonato Inglês e que é muito grato ao Fluminense. “Sou um cara vitorioso pelo clube. Senti um respeito e um amor recíproco. Foi uma linda história.”