O combate do Federal Reserve (Fed, banco central americano) à inflação está ameaçado pelo crescente pessimismo sobre sua capacidade de manter os preços ao consumidor sob controle, declarou uma autoridade da instituição nesta quinta-feira (27).
Em um discurso no estado da Virgínia, o presidente da célula do Fed no estado do Kansas, Jeff Schmid, disse que reduziu seu otimismo inicial de que a inflação continuaria caindo na meta de longo prazo do banco de 2% ao ano.
“Torne-me mais cauteloso”, declarou Schmid, que é um membro votante do comitê que fixa as taxas do banco central americano.
A autoridade considerou que há um “forte movimento ascendente” em alguns indicadores das expectativas de inflação nos últimos meses.
Nos últimos tempos, o Fed tem combatido a inflação primeiro aumentando sua taxa de juros de referência e depois mantendo-a alta para esfriar a demanda na economia do país.
Recentemente, a instituição financeira reduziu a taxa de juros em um ponto percentual para uma faixa entre 4,25% e 4,50%. Posteriormente, anunciou que diminuiria o ritmo dos cortes no futuro.
da/dw/llu/db/yr