23/04/2020 - 13:40
ROMA, 23 ABR (ANSA) – O presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Malagò, criticou nesta quinta-feira (23) o mundo do futebol pelas tentativas de retomar os campeonatos, que estão paralisados em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Em uma entrevista ao canal de notícias “TgCom24”, Malagò lembrou que os outros esportes “tomaram decisões diferentes do futebol”.
O dirigente ainda destacou que as medidas tomadas foram “dolorosas”.
“É claro que não é possível generalizar tudo entre esportes individuais e coletivos e diferentes calendários, é um discurso cirúrgico que deve ser abordado de forma a um profundo conhecimento do assunto. Meu raciocínio sempre foi apoiado sem nenhuma controvérsia, apenas ressaltei que será uma coincidência, mas todos os esportes tomaram decisões diferentes do mundo do futebol e todas foram decisões dolorosas”, declarou Malagò.
Para o líder do Coni, seria melhor as entidades futebolísticas terem um “plano alternativo” do que “apostar na retomada e na conclusão da temporada”.
“Vamos ver o que acontece, mas é melhor ter a certeza de um plano alternativo que não é o melhor, mas representa um ponto fundamental, que ao invés de apostar tudo em um campeonato que será retomado, mas acima de tudo na certeza de um campeonato que terminará. Eu acho que ninguém pode dar isso agora”, explicou Malagò.
Na Itália, os 20 clubes que compões a primeira divisão do futebol do país decidiram, por unanimidade, manter o campeonato da temporada 2019/2020 e finalizá-lo dentro de campo, segundo informou a Lega Serie A.
Apesar disso, outros campeonatos juvenis masculino e feminino foram cancelados por causa da Covid-19. Ainda na Itália, a Federação Italiana de Rugby (FIR) foi na contramão da Federação Italiana de Futebol (Figc) e resolveu no final de março suspender a temporada do rugby no país. Segundo a entidade, a decisão foi tomada para “proteger a saúde e o futuro” de seus atletas.(ANSA)