Presidente do COI chega à Itália para Olimpíadas de Inverno

MILÃO, 27 JAN (ANSA) – A presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Kirsty Coventry, desembarcou na Itália nesta terça-feira (27) para acompanhar os preparativos finais para as Olimpíadas de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, que começam em 6 de fevereiro.   

A cartola e ex-nadadora foi recebida no hotel Westin Palace, que será a “casa” dos dirigentes do COI ao longo das próximas semanas. “As ‘tropas’ estão mobilizadas. Estou muito entusiasmada e não vejo a hora de começar”, disse Coventry em uma breve declaração na entrada do hotel.   

Já o presidente da Fundação Milano Cortina 2026, Giovanni Malagò, assegurou que os preparativos estão “caminhando muito bem”, embora ainda falte “muita coisa para fazer”. “Fiz nesta manhã uma inspeção nas instalações, e também tivemos uma reunião com todo o corpo diplomático”, acrescentou o italiano.   

No próximo fim de semana, Coventry presidirá reuniões do comitê executivo do COI; e no dia 2 de fevereiro, a cartola inaugurará o “mural da trégua olímpica” em Milão e abrirá a 145ª sessão plenária do Comitê Olímpico Internacional, no Teatro alla Scala.   

Essa será a terceira vez que a Itália sedia as Olimpíadas de Inverno e a primeira desde 2006, quando Turim organizou os Jogos. A outra foi em 1956, também em Cortina d’Ampezzo, um dos destinos de inverno mais concorridos da Europa.   

Além de Cortina, que receberá as provas de bobsled, skeleton, luge, esqui alpino e curling, as Olimpíadas terão competição em Milão e seus arredores (hóquei no gelo e patinação artística e de velocidade), Bormio (esqui alpino e esqui de montanha), Livigno (esqui estilo livre e snowboard), Predazzo (combinado nórdico e salto de esqui), Rasun-Anterselva (biatlo) e Tesero (combinado nórdico e esqui cross-country). (ANSA).