Mundo

Presidente do Chile visita Uruguai com pandemia na pauta

Presidente do Chile visita Uruguai com pandemia na pauta

Lacalle Pou (d), recebe Piñera em Montevidéu - AFP


O presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, recebeu nesta segunda-feira em Montevidéu o colega do Chile, Sebastián Piñera, com a agenda sanitária na pauta. A visita de um dia do chileno faz parte de um giro de Piñera que inclui escalas em Colômbia e Paraguai.

Piñera chegou à capital uruguaia na noite de ontem, procedente de Cartagena das Índias e acompanhado da mulher, Cecilia Morel; do Ministro das Relações Exteriores Andrés Allamand; do Ministro da Saúde Enrique Paris e de parlamentares.

Por volta das 11h, Piñera se encontrou com Lacalle Pou na residência presidencial, onde os dois almoçaram juntos. Após a reunião, não houve declarações. O presidente chileno dirigiu-se então ao Parlamento, onde foi recebido pela vice-presidente Beatriz Argimón.

Segundo comunicado da presidência do Chile, a agenda de Piñera e Lacalle Pou previa uma troca de experiências sobre a gestão da pandemia e os avanços e lições dos respectivos processos de vacinação, bem como abordar as oportunidades que surgirão para os dois países no cenário pós-pandêmico.

Antes, Enrique Paris e colega uruguaio, Daniel Salinas, assinaram um memorando de entendimento sobre saúde. O documento estabelece um marco para o desenvolvimento de ações de cooperação técnica por meio da troca de informações públicas, profissionais e técnicos especializados, consultorias e visitas.

Durante a cerimônia de assinatura, Salinas sublinhou que durante a pandemia houve bastante interação e cooperação entre as duas nações, principalmente no que diz respeito às vacinas e aos estudos de prevalência e eficácia, de acordo com a página da presidência.

Esta é a segunda visita de Piñera ao Uruguai desde que Lacalle Pou se tornou presidente. Após a breve estada no Uruguai, a delegação chilena seguirá para o Paraguai.

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio