Por William Schomberg

LONDRES (Reuters) – O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, disse que pode haver um papel para uma moeda digital apoiada pelo Reino Unido, embora haja grandes implicações disso que vão desde o estabelecimento de taxas de juros até privacidade.

“Pode muito bem ser que acabemos tendo uma moeda digital. Faltam alguns anos no momento”, disse Bailey em evento público organizado pelo BoE.

O uso de dinheiro está caindo, mas a criação de uma moeda apoiada pelo banco central teria impactos significativos no sistema financeiro e em outras áreas, disse Bailey.

“Segurança, isso é uma questão para nós. Privacidade, essa é uma grande questão, uma questão muito grande.”

Os planos desenvolvidos pelo Facebook para uma moeda digital “dispararam muitos alarmes” sobre o tema do acesso à informação, disse Bailey.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Também nesta quinta-feira, o vice-presidente do BoE, Jon Cunliffe, disse ver boas razões para uma moeda digital do BC inglês.

O ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak, pediu ao BoE e a outros reguladores em abril que examinassem o caso de criação de uma moeda digital do banco central para responder ao desafio de criptomoedas como o bitcoin.

Em sua sessão de perguntas e respostas nesta quinta-feira, Bailey também disse que os fatores que estavam empurrando a inflação para cima provavelmente não persistiriam, mas que o BoE observaria a situação de muito perto.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447757)) REUTERS JCG

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH4C10H-BASEIMAGE


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias