SÃO PAULO, 15 AGO (ANSA) – O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, destacou a volta da “estabilidade” à economia nacional e defendeu o planejamento de longo prazo durante uma teleconferência com a imprensa internacional nesta terça-feira (15).
“Depois de dois anos de recessão, a economia se estabilizou e nós vemos um cenário de crescimento”, disse aos jornalistas ao destacar os índices do Produto Interno Bruto (PIB), de queda de inflação e de geração de novos empregos.
O líder do Banco Central ainda destacou a força das exportações, citando dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgados hoje, que mostram um aumento de 12,5% no volume de exportações entre julho de 2016 e de 2017.
Ao ser questionado sobre a Taxa de Longo Prazo (TLP), defendida publicamente por ele diversas vezes, Goldfajn afirmou que o Comitê de Política Monetária (Copom) “olha a tendência” e não fica focando no curto prazo.
“Temos falado isso que, no longo prazo, é importante para as taxas estruturais que o fiscal esteja em ordem”, acrescentou.
Questionado sobre as questões políticas, especialmente, no que tange aos debates de uma nova mudança na meta fiscal – que deve ser anunciada em breve pelo governo -, Goldfajn afirmou que se ateria às “questões técnicas”. (ANSA)