O Presidente do Bayern de Munique, Herbert Hainer, criticou nesta quinta-feira a proposta da Fifa de organizar a Copa do Mundo de futebol a cada dois anos.

“Os jogadores, os treinadores, todos aqueles que exercem responsabilidades nos clubes reclamam de muitas partidas … e agora o ritmo das Copas do Mundo deve aumentar? Não faz sentido”, disse o dirigente do clube alemão à revista Kicker.

“Temos que pensar na saúde do jogador”, acrescentou.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, pediu na quarta-feira um consenso sobre a questão da organização de uma Copa do Mundo bienal e anunciou a convocação de uma reunião em dezembro sobre o assunto.

A Federação Alemã de Futebol (DFB), por sua vez, também se opõe a essa possibilidade e, segundo Hainer, a Fifa não deve mudar o atual calendário com uma Copa do Mundo a cada quatro anos.

“A Copa do Mundo é um dos eventos mais importantes do mundo e não sem razão”, destacou o presidente do Bayern, que teme que a proposta da entidade que rege o futebol mundial leve a uma “supersaturação”.

“É claro que essa ideia também visa a geração de renda adicional e o dinheiro desempenha um papel importante no esporte profissional”, lembrou.

“Mas o futebol nunca deve ser sacrificado por interesses econômicos.”

ryj/jld/gf/iga/lca