Economia

Presidente de El Salvador anuncia compra de 100 bitcoins

Presidente de El Salvador anuncia compra de 100 bitcoins

Os preços do bitcoin subiram antes do lançamento de um novo veículo de investimentos na bolsa de Nova York no mercado futuro atrelado a criptomoedas - AFP/Arquivos


O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, cujo país foi o primeiro a dar curso legal ao bitcoin, anunciou nesta sexta-feira (26) a compra de 100 dessas criptomoedas, aproveitando a queda no preço.

“El Salvador acaba de comprar na queda. São 100 moedas extras adquiridas com desconto”, disse o presidente em mensagem em sua conta no Twitter.

O presidente não deu maiores detalhes sobre a transação, nem quanto o país investiu na compra dessas 100 moedas, que se somam a outras 1.120 adquiridas desde 7 de setembro, quando o criptoativo ganhou curso legal na economia nacional.

O governo salvadorenho não revelou quanto dinheiro investiu na compra de bitcoin.

De acordo com o mercado internacional, na quinta-feira um bitcoin era negociado a 58.975,40 dólares, e nesta sexta registrou queda, chegando a 54.552,20 dólares.

A esse preço, o governo de El Salvador teria investido cerca de 5.455.220 dólares na compra dos 100 bitcoins.

Em 22 de novembro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou que El Salvador não deveria adotar o bitcoin como moeda com curso legal devido aos riscos envolvidos.

Após uma avaliação periódica das finanças do país conhecida como Artigo IV, o FMI reconheceu os esforços do governo salvadorenho para promover a inclusão financeira e o crescimento econômico por meio do uso de cripto tecnologias.

No entanto, considerou que, “dada a alta volatilidade do bitcoin”, seu uso como moeda com curso legal “implica grandes riscos para a proteção do consumidor, a integridade do sistema financeiro e a estabilidade financeira”.

Além disso, alertou que “seu uso também pode gerar contingências fiscais” e concluiu que “o bitcoin não deve ser adotado como moeda corrente”.

No entanto, Bukele está determinado a continuar promovendo o uso da criptomoeda e até anunciou a construção da primeira cidade Bitcoin do mundo.

Utilizando energia geotérmica de vulcões, a Bitcoin City seria construída na cidade de Conchagua, próximo ao vulcão de mesmo nome e ao Golfo de Fonseca, no Oceano Pacífico.


Saiba mais
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua