MOSCOU, 23 SET (ANSA) – O presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, prestou juramento e foi empossado para um sexto mandato em uma cerimônia secreta.   

Lukashenko enfrenta grandes manifestações contra seu governo na capital Minsk e em diversas outras cidades do país desde que alegou vitória nas eleições de 9 de agosto. O chefe de Estado também fez poucas aparições em público.   

De acordo com a mídia local, o site oficial de Lukashenko não fez nenhum anúncio sobre o evento e a cerimônia não foi transmitida ao vivo, provavelmente para evitar a concentração de manifestantes.   

A oposição bielorrussa planeja iniciar um grande protesto após a posse secreta de Lukashenko.   

“Jamais aceitaremos fraudes e convocaremos novas eleições.   

Estamos pedindo a todos que façam campanha até o fim”, disse Pavel Latushko, um dos líderes da oposição, no Telegram.   

Segundo a mídia local, o líder de 66 anos, no poder de Belarus desde 1994, assistiu a um dos protestos de seu helicóptero e descreveu os manifestantes como “ratos. Lukashenko desembarcou com um colete à prova de balas e carregando uma Kalashnikov.   

O chefe de Estado buscou apoio do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que lhe prometeu reforçar suas forças de segurança se necessário, além de um empréstimo de US$ 1,5 bilhão.   

Sua principal rival da oposição, Svetlana Tikhanovskaya, está refugiada na Lituânia, mas alega que venceu a eleição presidencial. (ANSA).