Presidente de associação de árbitros da Itália é suspenso por 13 meses

ROMA, 12 JAN (ANSA) – O presidente da Associação Italiana de Árbitros (AIA), Antonio Zappi, foi suspenso por 13 meses pelas autoridades esportivas do país em razão da pressão exercida sobre dirigentes das comissões técnicas das Séries C e D.   

Apesar de ter concordado integralmente com o pedido da Procuradoria da Federação Italiana de Futebol (FIGC), que solicitava uma suspensão superior a um ano, o dirigente da AIA não será afastado imediatamente do cargo.   

De acordo com as normas da entidade máxima do futebol italiano, mesmo quando a suspensão ultrapassa um ano, a destituição do presidente só ocorre após a decisão se tornar definitiva, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recurso.   

Impedido de exercer suas funções durante o período de punição, o comando da AIA ficará a cargo provisoriamente do vice-diretor Francesco Massini. Após o encerramento do processo, a entidade poderá convocar novas eleições ou receber um comissário nomeado pela FIGC para atuar como supervisor.   

Uma investigação com mais de 250 páginas concluiu que o presidente da AIA pressionou diversos árbitros a renunciarem aos seus cargos de forma considerada agressiva e imprópria, fato que abalou profundamente o cenário da arbitragem italiana. (ANSA).