TURIM, 21 ABR (ANSA) – Um programa humorístico da TV italiana “premiou” o presidente da Juventus, Andrea Agnelli, com uma anta dourada gigante pela malfadada criação da Superliga Europeia, uma tentativa de alguns dos clubes mais ricos do continente de criar um torneio fechado e sem critérios de mérito esportivo.   

A Superliga é um sonho antigo de Agnelli, o poderoso presidente que reconduziu a Juve à era das glórias, mas que ficou com a imagem manchada por causa da rejeição quase unânime ao novo torneio.   

O “Tapiro d’Oro” (“Anta Dourada”, em português) é um prêmio dado pelo humorístico “Striscia la Notizia”, da emissora Canale 5, a protagonistas de episódios absurdos e embaraçosos.   

Para homenagear Agnelli, a equipe do programa colocou uma anta dourada gigante na carreta de um caminhão de pequeno porte e fez o veículo circular entre o Allianz Stadium e o centro de treinamento da Juventus, em Turim.   

Horas antes, a diretoria da Juve já havia admitido que existem “reduzidas possibilidades” de levar a Superliga adiante, porém o clube continua defendendo os “pressupostos esportivos, comerciais e jurídicos do projeto”.   

Dos 12 clubes que integravam a iniciativa, apenas Juventus, Real Madrid e Barcelona ainda não romperam com a Superliga, ao contrário do “big six” da Inglaterra (Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham), da Inter de Milão, do Milan e do Atlético de Madrid.   

Alguns clubes, como Arsenal e Liverpool, chegaram a pedir desculpas a seus torcedores, que rejeitavam o projeto. (ANSA).