NOVA YORK, 3 JUL (ANSA) – O presidente da Itália, Sergio Mattarella, enviou felicitações ao seu homólogo norte-americano, Donald Trump, pelo Dia da Independência, celebrado anualmente no dia 4 de julho, e reforçou a profunda ligação entre o país europeu e os Estados Unidos. “O vínculo histórico e profundo entre nossos dois países, consolidado pela presença de uma comunidade grande e ativa de origem italiana nos Estados Unidos e por trocas comerciais e culturais vitais, também foi reafirmado vigorosamente na atual e dramática emergência em saúde”, diz Mattarella, em uma mensagem publicada no site da Embaixada da Itália nos EUA. O presidente italiano também afirma estar “certo de que o relacionamento entre os Estados Unidos e a Itália só emergirá mais sólido em constante compartilhamento dos princípios de liberdade, paz, justiça e democracia”.   

“Por ocasião do 244º aniversário da Declaração de Independência, gostei de formular, em nome de todos os italianos e minha equipe, os melhores votos para o amigo povo americano”, acrescenta Mattarella. O líder do país europeu ainda destacou que tem esperança de que “Washington e Roma, também fortes no vínculo transatlântico e nos valores subjacentes, possam desenvolver ainda mais, em todas as áreas e foros, uma colaboração valiosa e eficaz, em benefício de seus cidadãos e em favor da saúde, segurança e da prosperidade econômica internacional”.   

“Com esse espírito e na recordação de nosso encontro em Washington, estou feliz em enviar-lhe meus mais calorosos desejos para sua pessoa, sua família e para todos os cidadãos dos Estados Unidos da América”, finalizou.   

A Declaração de Independência foi assinada em 4 de julho de 1776, há 244 anos. Desde então, os americanos celebram o feriado com diversas festividades. (ANSA)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias