MILÃO, 5 FEV (ANSA) – Em um jantar com autoridades organizado nesta quinta-feira (5), em Milão, na Itália, o presidente do país, Sergio Mattarella, afirmou que os valores dos Jogos Olímpicos devem inspirar as relações entre as nações.
O chefe de Estado fez a declaração em seu discurso de boas-vindas durante o jantar oferecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), na Fabbrica del Vapore, na capital da região da Lombardia, que antecede a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo.
“Essas palavras não são apenas um programa esportivo: elas deveriam ser um programa que todos os governos do mundo deveriam usar como inspiração em suas relações mútuas”, declarou Mattarella, em referência ao lema “mais rápido, mais alto, mais forte ? juntos”.
O mandatário italiano também pediu que os “valores olímpicos se tornem uma inspiração concreta na vida internacional e sejam praticados, e não apenas admirados”.
“É o que todos os povos desejam e esperam. Isso foi demonstrado pelo entusiasmo com que, na Itália, a chama olímpica foi recebida em sua jornada pelas ruas, praças e vilarejos. O esporte é uma expressão de liberdade: a liberdade de se desafiar, de se testar e de competir com base em valores e regras compartilhados”, afirmou.
Antes de dar início ao jantar, a presidente do COI, Kirsty Coventry, agradeceu à Itália pelo compromisso com a organização dos Jogos Olímpicos. Mattarella, acompanhado da filha Laura, sentou-se em frente ao vice-presidente dos Estados Unidos, J.D.
Vance. (ANSA).