ROMA, 17 MAR (ANSA) – A Itália celebra nesta quinta-feira (17) os 161 anos de sua unificação, e o presidente da República, Sergio Mattarella, aproveitou a ocasião para fazer um apelo pelo fim da guerra na Ucrânia.   

Em mensagem oficial, o chefe de Estado chamou os italianos e europeus para prestarem “solidariedade e ajuda às populações terrivelmente afetadas, e ao compromisso de parar os combates, retirar as forças de ocupação e restaurar o direito internacional”.   

“A indivisibilidade da condição humana deve nos empurrar firmemente hoje, junto com outros países que compartilham valores democráticos, para conter e vencer as razões da guerra aberta pela Federação Russa no centro da Europa”, declarou Mattarella.   

De acordo com o presidente, “agora, mais do que nunca, os símbolos da República Italiana, na qual os italianos se reconhecem, nos levam a refletir sobre a importância da liberdade, da democracia, sobre o valor dos direitos humanos, em primeiro lugar o direito de viver em paz”.   

“A todos aqueles que sacrificaram suas vidas em nome desses ideais hoje se dirige o pensamento do povo italiano”, enfatizou.   

Mattarella lembrou que a longa e conturbada história “levou à concretização dos ideais de independência, liberdade, democracia típicos do Risorgimento e da luta pela libertação e plenamente concretizados com o nascimento da República e a aprovação da Carta Constitucional”.   

Por fim, o líder italiano ressaltou que “a coesão e os valores que unem os italianos tornaram nossa comunidade forte, permitindo enfrentar e superar provações e dificuldades muito grandes, como a terrível pandemia e suas consequências”. (ANSA).