ROMA, 10 DEZ (ANSA) – O presidente da Itália, Sergio Mattarella, celebrou nesta quarta-feira (10) a decisão da Unesco de incluir a culinária do país em sua lista de patrimônios culturais imateriais da humanidade.
Após o anúncio do reconhecimento em Nova Délhi, na Índia, o mandatário conversou por telefone com o ministro da Agricultura, Francesco Lollobrigida.
“Durante a ligação telefônica, o presidente da República expressou sua satisfação por essa conquista, que fortalece o prestígio da Itália em todo o mundo”, informou o governo italiano.
O reconhecimento foi aprovado por unanimidade pelo Comitê Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, composto por 24 nações, incluindo Alemanha, China, Espanha, França, Nigéria e Ucrânia.
Segundo a decisão, a cozinha italiana é uma “fusão cultural e social de tradições culinárias”, além de “uma forma de cuidar de si e dos outros, expressar amor e redescobrir as raízes culturais, oferecendo às comunidades uma maneira de compartilhar sua história e descrever o mundo ao seu redor”.
A Itália conta agora com 21 bens culturais imateriais reconhecidos pela organização, nove dos quais são ligados ao setor agroalimentar. (ANSA).