ROMA, 29 JAN (ANSA) – O presidente da Itália, Sergio Mattarella, informou nesta sexta-feira (29) que adotará “em brevíssimo tempo” uma decisão sobre a formação de um novo governo para o país, após a renúncia do premiê Giuseppe Conte ocorrida na última terça-feira (26).
Conte continua no cargo para dar andamento a ações rotineiras do cargo.
O mandatário terminou as consultas com os partidos políticos na tarde de hoje e convocou o presidente da Câmara dos Deputados, Roberto Fico, para uma reunião às 19h30 (15h30 no horário de Brasília). O encontro, provavelmente, encarregará o político do Movimento Cinco Estrelas (M5S) com a missão de verificar com as siglas se há a possibilidade de formar um novo governo com uma maioria sustentável.
“Emergiu a perspectiva de uma maioria política a partir dos grupos que apoiavam o governo precedente. Essa possibilidade, porém, irá ser devidamente verificada”, afirmou Mattarella, ressaltando que é urgente “dar vida a um governo com adequado apoio parlamentar” em um “momento tão decisivo”. “A Itália, como todos os países, está enfrentando novas perigosas ofensivas de uma pandemia que precisará ser derrotada com uma difusa e decidida campanha de vacinação e que muitos cidadãos estão sofrendo pesadas consequências”, disse ainda lembrando da crise sanitária da Covid-19.
A decisão de Mattarella está em linha com as expectativas, que mostraram que o M5S, principal sigla da base de Conte, e que o Partido Democrático (PD) continuavam com o interesse de continuar juntos no governo – assim com os partidos menores.
Outro ponto importante é o fato de que o M5S apresentou ao presidente a possibilidade de retomar conversas com o Itália Viva (IV), do ex-premiê Matteo Renzi, que foi quem deu início a atual crise política. O partido anunciou sua saída do governo Conte por não concordar com o programa de retomada do crescimento e da gestão de recursos da pandemia e, com isso, deixou o primeiro-ministro com uma frágil maioria no Senado.
A postura do M5S desta sexta-feira, porém, já foi criticada por expoentes da sigla, que se negam a se unir novamente a Renzi e não abrem mão de Conte como premiê.
Se Fico fracassar em fazer uma base sustentável de apoio, Mattarella poderá optar por encarregar outro político de tentar um governo ou convocar a antecipação das eleições. (ANSA).