ROMA, 15 SET (ANSA) – O presidente da Itália, Sergio Mattarella, denunciou nesta segunda-feira (15) que as crianças são vítimas da “condição desumana” da Faixa de Gaza, palco de uma guerra de quase dois anos entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas.
A declaração ocorreu em uma cerimônia no Palácio do Quirinale, em Roma, para entregar ao chefe de Estado o Prêmio Burgio, instituído pela Universidade de Pavia para homenagear personalidades que lutam pelos direitos da infância.
“Os direitos das crianças estão continuamente em risco e são lesados não apenas nas zonas de guerra, onde há uma verdadeira emergência humanitária que atinge particularmente a infância”, disse Mattarella em seu discurso.
“Penso na lembrança dilacerante de crianças em condições desesperadas de desnutrição no Sudão, nas crianças sequestradas e tiradas de suas famílias na Ucrânia, nos recém-nascidos assassinados ou raptados em 7 de outubro [nos atentados do Hamas em Israel], nas crianças que morrem de fome em hospitais sem recursos e frequentemente destruídos pelos bombardeios, assim como na obstinada condição desumana de Gaza”, acrescentou o presidente italiano.
Segundo Mattarella, esse “estado de coisas representa um fardo insustentável de incivilidade para a comunidade internacional”. (ANSA).