Presidente da Autoridade Palestina tem primeira conversa oficial com papa

O papa Leão XIV conversou por telefone nesta segunda-feira (21) com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, quatro dias após um sangrento ataque israelense à única igreja católica da Faixa de Gaza, anunciou o Vaticano.

Esta foi a primeira conversa inicial entre ambos desde o início do pontificado de Leão XIV em 8 de maio.

“O Santo Padre repetiu seu pedido para que se respeite plenamente o direito internacional humanitário, enfatizando em particular a obrigação de proteger os civis e os locais sagrados, a proibição do uso indiscriminado da força e da transferência forçada da população”, sinalizou o Vaticano em um comunicado.

O papa enfatizou “a necessidade urgente de proporcionar assistência aos mais vulneráveis diante das consequências do conflito e permitir a entrada de ajuda humanitária adequada”, acrescentou.

Na sexta-feira, o pontífice conversou por telefone com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, um dia após o ataque de Israel contra a única igreja católica de Gaza que deixou três mortos e feriu o pároco argentino Gabriel Romanelli.

No domingo, o papa condenou a “barbárie” da guerra em Gaza e pediu uma resolução pacífica do conflito.

A Santa Sé, que apoia uma solução de dois Estados, reconheceu formalmente o Estado da Palestina através de um acordo firmado em 2015, um dos primeiros Estados na Europa em fazê-lo.

ams/oc/zm/mb/yr/dd