Presidente da Alemanha nomeia ministros para o novo governo de Merz

O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, nomeou nesta terça-feira (6) 17 ministros para o governo de Friedrich Merz, que foi eleito chanceler no segundo turno pelos deputados.

“Vocês tomam posse hoje […] em um período difícil, em que muitas coisas que consideramos estáveis e seguras estão sendo questionadas, minadas e abertamente atacadas”, disse o presidente Steinmeier, um social-democrata, depois que, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, a eleição de um chanceler exigiu duas votações no Parlamento.

A nova equipe de governo inclui oito mulheres e três pessoas que cresceram no leste da Alemanha, em territórios pertencentes à antiga RDA, além de uma pessoa de origem estrangeira.

O primeiro a ser nomeado foi o vice-chanceler e ministro das Finanças Lars Klingbeil (social-democrata).

Seguindo o protocolo, Alexander Dobrindt, do partido conservador bávaro CSU, foi nomeado para o Ministério do Interior, e o conservador Johann Wadephul para o Ministério das Relações Exteriores.

Muito popular, o social-democrata Boris Pistorius manteve a pasta da Defesa, que ocupou no governo anterior, liderado por Olaf Scholz.

A conservadora Katherina Reiche foi nomeada ministra da Economia.

Em seu breve discurso, Steinmeier expressou esperança de uma melhora no clima político da Alemanha: “Seria bom para o nosso país como um todo se reclamássemos menos do que está faltando e falássemos mais sobre o que fazemos bem, sobre nossos pontos fortes”, disse ele.

clp/ylf/mm/jvb/mb/aa/am