O presidente chinês, Xi Jinping, declarou nesta terça-feira que as relações entre Pequim e Canberra deram uma guinada, enquanto o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, destacou o “diálogo” como o centro dos laços bilaterais.
“As relações entre China e Austrália se recuperaram dos contratempos e tomaram uma nova direção, trazendo benefícios tangíveis”, disse Xi a Albanese, em sua segunda visita à China como primeiro-ministro.
“Não importa como o cenário internacional evolua, devemos manter essa direção geral de maneira inabalável”, afirmou o presidente chinês durante o encontro em Pequim.
As relações entre Pequim e Canberra seguiram um curso conturbado na última década, período marcado por várias divergências sobre segurança nacional e interesses conflitantes na vasta região do Pacífico.
A situação melhorou em dezembro, quando a China suspendeu a proibição de importação da lagosta australiana, o que eliminou o último obstáculo para encerrar uma disputa comercial entre os dois países desde 2017.
Albanese disse que era grato pela “oportunidade de expor os pontos de vista e interesses da Austrália”.
“A Austrália valoriza nosso relacionamento com a China e continuará a abordá-lo de maneira calma e consistente, guiada por nosso interesse nacional”, disse Albanese.
“É importante que tenhamos essas discussões diretas sobre questões que nos interessam e que são importantes para a estabilidade e prosperidade da nossa região. Como você e eu concordamos anteriormente, o diálogo precisa estar no centro da nossa relação”, completou.
sam-oho/tym/atm/fp