O presidente Luis Arce convocou nesta quarta-feira (26) os bolivianos a se mobilizarem contra a tentativa de golpe de Estado por parte de militares que tentaram invadir a sede do governo no centro de La Paz.
“O povo boliviano é convocado hoje, precisamos que o povo boliviano se organize e se mobilize contra o golpe de Estado, a favor da democracia”, disse Arce em uma mensagem ao país junto a seus ministros no palácio presidencial.
Militares bolivianos tentam invadir o Palácio Queimado, sede do governo boliviano. O governo acusa o general Juan José Zúñiga de comandar as ações.
Zúñiga deixou o comando do exército na terça-feira, 25, após ameaças feitas a Arce. O próprio militar confirmou a tentativa de golpe à emissoras de TVs locais.
Em nota, o Ministério de Relações Exteriores da Bolívia denunciou a tentativa de golpe e pediu a ajuda da comunidade internacional para o respeito à democracia e à soberania de Luis Arce.
“O Estado Plurinacional da Bolívia denuncia à comunidade internacional as movimentações irregulares de algumas unidades do Exército, que atentam contra a democracia, a paz e a segurança do país. Fazemos um chamado à comunidade internacional e à população boliviana, para que sejam respeitados os valores democráticos e respaldar o governo do presidente Luis Arce Catacora”, declarou