Lives

Presidência do Senado: ‘O atalho para a reeleição é perigoso para a democracia’, diz Esperidião Amin

Crédito: IstoÉ

O senador Esperidião Amin, do Partido Progressista de Santa Catarina, participou da live de ISTOÉ nesta tarde da sexta-feira, 30. Amin fez uma imersão na economia nacional. Político experiente, ele já foi prefeito de Florianópolis (capital catarinense), por duas vezes.

Na conversa com ISTOÉ, ele afirmou que não descarta novamente disputar a presidência da Casa contra Davi Alcolumbre (Dem-AP), que busca a reeleição no “tapetão”.

“Este atalho para reeleição, que está sendo ensaiado pelo presidente do Senado, é perigoso para a democracia e para o estado de direito. Não concordo com esse drible”, afirma.

Esperidião Amin fez uma análise da crise econômica e financeira que o País atravessa e considera que o Brasil está no limiar de uma dívida muito grande, a qual está sendo postergada.

“O mercado é impiedoso. Quando percebe uma fraqueza, ele é mais oportunista do que o vírus”, disse.

Para Amin, o Brasil agora está numa situação mais delicada e, para ser competitivo, tem que enfrentar a simplificação tributária.

“Ou enfrentamos reformas ou vamos ficar muito vulneráveis. Algumas reformas são fundamentais, como a Tributária que o governo não enfrentou. O momento exige geração de emprego, redução na carga tributária e desoneração na folha de pagamento. Temos a necessidade de gerar mais emprego e alavancarmos o crescimento do país”, diz.

O senador catarinense, que foi o relator do projeto de auxílio emergencial, avalia que o Brasil não teve um cenário pior, em função da pandemia do Covid-19, por causa do auxílio emergencial.

“Pode ter havido fraude aqui ou ali, mas o auxílio emergencial foi um sucesso. Mas tem que ter uma renda básica. o Bolsonaro está certo. Ele não vai conseguir uma transição tão rápida. Então, algum programa complementando o Bolsa Família terá que ser mantido”, ressaltou.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ 10 coisas que os pais fazem em público que envergonham os filhos
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel