O último ano do Ensino Médio é considerado o mais estressante para os jovens. Imagine conciliar isso com a tentativa de se classificar para os Jogos Olímpicos. É por essa situação que está passando Dora Varella, uma das principais skatistas do Brasil e que disputará o Mundial de Park. A garota de 18 anos pretende terminar a escola ao mesmo tempo que busca pontos para o ranking em competições ao redor do mundo.

“Tenho de estudar no avião, nos hotéis, quando volto para a escola preciso repor as aulas e fazer as provas que perdi. Estou conseguindo conciliar. Após a escola, faço preparação física, tenho fisioterapia, depois vou direto para a pista e fico a tarde inteira treinando, depois de noite eu estudo. É bem corrido, mas tudo vale a pena”, diz.

Dora conta com a compreensão da escola para não perder competições no exterior. Aproveita o sistema de aulas por vídeo e de apostilas para recuperar parte do conteúdo. Depois, quanto retorna ao Brasil, se esforça para acompanhar a turma. Suas notas não têm sido um problema e até por ir bem na escola consegue se dedicar ao skate. “O objetivo principal é ir para a Olimpíada e conseguir uma medalha.”

Ela espera brilhar no Mundial nesta semana para subir no ranking da corrida olímpica. “Por enquanto estou em 14.º lugar e vão as 20 mais bem colocadas, com um limite de três por país. Então, se fosse amanhã, estaria dentro. O caminho é longo, mas acho que vou me sair bem”, avisa.