Indicadores Digitais – Acesso Digital ao Conhecimento

Capital de Santa Catarina, Floripa, como é carinhosamente chamada de Norte a Sul do País, é composta pela ilha principal – a ilha de Santa Catarina–, a parte continental e algumas pequenas ilhas circundantes. Com população de 516.524 habitantes (IBGE 2021), Florianópolis é o segundo município mais populoso do Estado, (após Joinville), e o 48º do Brasil.

Só que, além do turismo e serviços, Florianópolis possui sua economia também fortemente baseada na Tecnologia da Informação. Segundo o prefeito Topázio Neto (sem partido), que assumiu em março passado – por conta do licenciamento do prefeito Gean Loureiro, para concorrer ao governo do Estado –, o município trabalha em grande sinergia com as associações de tecnologia e universidades, e tem muitas ações em parceria. “Recentemente trabalhamos em conjunto em uma grande ação de capacitação buscando formar profissionais habilitados para atender à demanda do setor” explica ele.

AS TOP CINCO GERAL
1. Florianópolis (SC)
2. São Caetano do Sul (SP)
3. Vitória (ES)
4. Curitiba (PR)
5. Santos (SP)

GRANDE PORTE
. Florianópolis (SC)
. Vitória (ES)
. Curitiba (PR)
. Santos (SP)
. Brasília (DF)

MÉDIO PORTE
. São Caetano do Sul (SP)
. Balneário Camboriú (SC)
. Valinhos (SP)
. Vinhedo (SP)
. Itapema (SC)

PEQUENO PORTE
. Águas de São Pedro (SP)
. Palotina (PR)
. São Miguel do Oeste (SC)
. Fernando de Noronha (PE)
. Cocal do Sul (SC)

Agora a Prefeitura está projetando uma nova ação, ainda maior, em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina, Associação das Empresas de Tecnologia do Estado e Sebrae para uma grande mobilização de pessoas que queiram oportunidades no setor, mesmo que, inicialmente, não sejam familiarizadas com ele. “Acredito que essa sinergia faz toda a diferença no nosso ecossistema de inovação”, diz o prefeito, informando que a administração tem inclusive investido muito na questão do ensino digital desde a escola, tanto com as Escolas do Futuro, que são referência nacional, quanto em ações como o Bairro Educador, que promove atividades no contraturno — daí esse reconhecimento de cidade de grande porte como campeã no subgrupo Acesso Digital ao Conhecimento.

TODOS CONECTADOS São Caetano do Sul oferece acesso gratuito à internet (Crédito:Divulgação)

Para Neto, além da cooperação entre poder público/empresas/organizações sociais e universidades, há a questão da qualidade de vida, que atrai profissionais e empresas de todo o mundo. “É o empreendedorismo de quem vem desbravando o setor por aqui desde a década de 80”.

Destacando que o então prefeito Gean Loureiro conduziu o combate à pandemia de maneira exemplar, Neto diz que todas as iniciativas tomadas permitiram à administração retomar as atividades e o desenvolvimento econômico. “Fechamos 2021 como a cidade que mais gerou empregos no Estado. Agora, o desafio é seguir colocando em prática o que estava previsto e, ainda, mitigar impactos da pandemia sobre os nossos sistemas de Saúde e Educação”. Ainda de acordo com o prefeito, uma mudança que aconteceu na cidade foi uma aproximação maior da Prefeitura com as entidades setoriais e as do Terceiro Setor, parcerias que surgiram em meio à crise sanitária e se mantêm agora.

São Caetano do Sul

Vencedor também como município de médio porte no subgrupo Acesso Digital ao Conhecimento, São Caetano do Sul, em São Paulo, tem motivos para comemorar. Em outubro de 2021, por exemplo, o prefeito José Auricchio Jr. já assinava Ordem de Serviço para implantação de rede wi-fi de última geração (Wi-Fi 6) em todas as unidades da Secretaria de Educação, contemplando escolas, bibliotecas, escolas de idiomas e Centro de Formação de Profissionais da Educação. Foram instalados 990 pontos de acesso de rede nas salas de aula e áreas comuns de todas as unidades escolares.

Mas o município andou mais. Nas escolas municipais, por exemplo, os recursos pedagógicos vão muito além. “A Prefeitura tem equipado sua rede de ensino com recursos tecnológicos como lousas digitais, computadores, notebooks, mesas educadoras e tablets e, por meio de parceria com o Google, sem custo algum para a cidade, as escolas também têm à disposição a plataforma Google for Education, que inclui ferramentas para criação de textos e planilhas, e-mails e até websites com propósitos educacionais”. De acordo com Auricchio Jr., a cidade foi a primeira do País a fazer uma avaliação em larga escala de forma totalmente digital, a Prova São Caetano. Visando a levar ainda mais conhecimento à população, garantindo “todo mundo conectado”, a administração em 2018 lançou o programa Wi-Fácil, passando a oferecer internet gratuita nos parques e praças. Para acessar a internet nessas áreas públicas, basta se conectar à rede Wi-Fácil São Caetano do Sul e fazer a autenticação por meio de conta no Facebook ou e-mail.

Conforme Auricchio Jr., ter acesso à informação é fundamental para a vida em sociedade nos tempos atuais e não existe meio mais fácil de se conseguir informação do que na rede mundial de computadores. “A internet encurta distâncias e promove oportunidades. Seja para saber das notícias, marcar uma entrevista de emprego ou, simplesmente, para manter contato com os amigos, é importante estar conectado. Por isso, quando a Prefeitura de São Caetano do Sul investe em inclusão digital, ela está investindo em cidadania”.

Entre outras iniciativas, o prefeito inaugurou em maio passado a Biblioteca Digital Paul Harris, em novo espaço localizado no prédio da Secretaria Municipal de Educação, com acervo contando com e-books, tablets e prateleiras de livros físicos. A nova biblioteca possui plataforma de leitura digital, a ‘Árvore de Livros’, aplicativo que possibilita leitura (em computador ou celular) de cerca de 30 mil títulos de mais de 600 editoras.

Águas de São Pedro

Campeoníssima nos Indicadores Digitais, a cidade paulista de Águas de São Pedro, comandada pelo prefeito João Victor Barboza (Cidadania), reaparece também no subgrupo Acesso Digital ao Conhecimento, como cidade campeã de pequeno porte.

Mas o município, notoriamente reconhecido por seu turismo e pelas modernidades que vem implantando também na área digital, tem ainda outros setores a comemorar nesse quesito, e um deles é a Educação. Reunindo apenas escolas públicas municipais para os alunos do ensino infantil e fundamental – os de ensino médio estudam na escola estadual –, a cidade, por exemplo, levou 15 medalhas na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em 2016, e ainda no mesmo ano conquistou o maior IDH do Brasil no quesito Educação. Já em 2009 recebeu um grau de excelência na área. Não é à toa que hoje com pouco mais de 3,5 mil habitantes, é procurada por moradores de outras cidades, que buscam matricular seus filhos nas escolas de fama reconhecida.

EDUCAÇÃO EXEMPLAR Águas de São Pedro tem ensino gratuito a todos os seus munícipes (Crédito:Divulgação)

Como já dito pelo prefeito, investir no novo e atrair ideias sempre foi o seu norte e o resultado é que Águas também é considerada uma cidade digital, inclusive no setor de Educação, que tem aberto perspectivas para o processo de aprendizagem. Afinal, os recursos digitais já não são vistos mais como auxiliares nas bases que sustentam as metodologias do dia a dia nas salas de aula e nas atividades extraclasse. Aliás, bom que se diga, que as tecnologias tomaram enormes proporções na vida dos jovens e das crianças, que acessam aplicativos e plataformas com naturalidade, e muitos equipamentos se tornaram mais presentes nos ambientes de aprendizagem.

Contando inicialmente nessa área com importante parceria da Fundação Telefônica Vivo, que doou 400 tablets e notebooks como parte do projeto Escolas Inovadoras, a Prefeitura assumiu a gestão em parceria com a Tacira, empresa do Grupo Ceres, especializada em cidades inteligentes. Assim, em Águas de São Pedro a tecnologia está presente nas escolas, inclusive nas aulas de robótica, que fazem parte da grade curricular para os alunos do sétimo ano.